IRE / NANOKNIFE

NANOKNIFE é o nome do equipamento com o qual se realiza o tratamento utilizando a técnica de Electroporação Irreversível (IRE). 

Trata-se de uma tecnologia aprovada pela FDA e CE desde 2006.

O mecanismo de destruição celular baseia-se na criação de um forte campo eléctrico pulsado, com a duração de ínfimas fracções de segundo, que causam a abertura de "poros" nas células. São as próprias defesas do organismo que vão acabar por limpar esses resíduos celulares num processo designado por Apoptose.

 

Selectividade celular

Induz apenas morte celular, eliminando as células malignas e não afectando as estruturas de suporte dos tecidos, tais como fibras, colágeno, vasos e nervos.

 

Limites bem definidos

A fronteira entre zona tratada e não tratada nos outros tratamentos é por vezes um tanto vaga. A IRE demarca uma fronteira de apenas alguns microns.

 

Sem cicatrizes

Pelo facto do mecanismo de destruição ser natural: Apoptose, a indução de inflamação ou de cicatrização é mínima.

 

O que ocorre é uma regeneração das células normais na zona alvo. Isto traduz-se em menor incómodo e possibilidade de repetir o tratamento quantas vezes for necessário.

 

Rapidez e única sessão

Feito sob anestesia geral. Tem a duração aproximada de 1 hora. Internamento menor que 24 horas.

 

Polivalência

Permite não só tratar casos de doença primária mas também casos de insucesso de outras modalidades de tratamento.

 

Resposta Imune

Durante o tratamento as proteínas tumorais intactas ficam expostas ao sistema imune, o que vai aumentar a capacidade do organismo de de reagir e lutar contra a doença.

 

Nos outros tratamentos, o calor, gelo ou radiação destroem as proteínas, não havendo resposta imunitária eficiente (em estudo).